Como fazer o “Pitch”

pitch

“Elevator Pitch” ou apenas “Pitch” é uma expressão inglesa que pretende referir-se a uma curta apresentação de vendas. Tão curta e objetiva que pode ser feita durante uma “viagem” de elevador.

O Pitch que vai ter de apresentar em vídeo é a parte mais importante da sua candidatura e é crítico para conseguir passar à fase seguinte. Este vídeo requer toda a sua atenção e tem de ser cuidadosamente planeado. Porque é o momento do “Tudo ou Nada!”.

Seja criativo e inovador! O seu sucesso depende disso.

Para o ajudar, ficam aqui umas dicas sobre a forma como deve fazer o seu Pitch. Não se esqueça que só tem 3 minutos. Se não conseguir transmitir a sua ideia num curto espaço de tempo ela não está suficientemente clara na sua cabeça e não vai ser entendida por nós no processo de seleção.

 

 

Dicas


1Tem de ser capaz de transmitir qual é o seu negócio de forma brilhante e incontestável. Antes de falar com investidores, tem de ser capaz de articular ideias para expor as áreas críticas do seu negócio:
– Que problema é que a sua ideia resolve? Qual é o seu modelo de negócio? Que necessidades dos clientes satisfaz?
Tem de ser capaz de responder assertivamente a estas perguntas de forma clara e concisa.
2Use todos os seus trunfos! Isto é uma oportunidade única de causar uma boa impressão! Qual é o seu nicho de mercado? O que tem o seu produto/negócio de verdadeiramente diferenciador? Como vai convencer os seus clientes a comprar? Aborde todos estes temas no seu Pitch.
É certo que todos os negócios têm concorrentes diretos ou indiretos. Nós sabemos isso e levamos isso em consideração.
Por isso você tem de demonstrar porque é que o seu negócio é especial e diferente dos outros.
3Seja honesto e direto. A pior coisa que pode fazer é mentir ou inventar. Se isso for descoberto durante o processo de seleção, será banido do programa. E mesmo que chegue aos Tubarões saiba que eles fazem uma investigação profunda e demorada do seu negócio e só vão investir se toda a informação que lhes transmitir for verdadeira. Não adianta mentir.
4Pense bem na estratégia de crescimento do seu negócio. Nós procuramos empresas com forte potencial de crescimento. Ao transmitir essa estratégia durante o Pitch você ajuda-nos a compreender como planeia o futuro do seu negócio. Nós queremos saber qual é o seu plano para levar a empresa ao próximo nível.
5Todos os negócios têm um “calcanhar de Aquiles”. Isso é certo. Não fuja à abordagem deste tema. Ter consciência das suas fraquezas e da forma como as contornar é essencial para dar conforto aos investidores. As pessoas que fazem o processo de seleção têm experiência profunda de negócios. Tentar esconder as fraquezas levará inevitavelmente à sua eliminação.
6Antes de gravar o Pitch treine intensamente. Certifique-se de que não excede o tempo (3 minutos) e de que transmite todas as ideias importantes.
Grave todas as tentativas e reveja-as para descobrir onde errou. Faça o Pitch à frente da família e amigos e peça-lhes ajuda para apontarem os defeitos.
Note que, como eles gostam de si, não vão querer ferir a sua suscetibilidade e vão ter tendência a perdoar alguns erros que possa ter feito.
Peça-lhes para serem “advogados do diabo” e duros nas críticas porque essa é a melhor maneira de você aprender com os seus erros.
Nós garantimos que vamos ser implacáveis na seleção! Por isso não erre.

Se for selecionado para a fase seguinte é importantíssimo conhecer bem os números do seu negócio. Para ter sucesso no Shark Tank você tem de conhecer os seus números de trás para a frente. Vendas passadas e futuras, despesas, dívida bancária, custos de fabrico, margens brutas e Ebitda (resultado antes de amortizações, juros e impostos) são indispensáveis para responder a perguntas que lhe vamos fazer.

Mas o número mais importante de todos é o da avaliação do seu negócio. Tem de ter uma ótima justificação para ele!!
Saiba que as Regras do programa NÃO permitem que os Tubarões baixem o valor que lhes vai pedir. Eles só podem negociar a dimensão da quota com que vão ficar.
Se a sua avaliação for exagerada não vai sequer passar no processo de seleção inicial porque vamos considerar o seu negócio impossível de realizar. E não vamos fazer os Tubarões perder o seu valioso tempo.

É também importante saber que os Tubarões não vão dar dinheiro para o seu bolso. Eles injetam dinheiro na empresa e não nos sócios. O objetivo é fazer o negócio crescer. Não é comprar quotas!