FAQ

Se os Tubarões acharem que o valor que estou a pedir é alto, posso negociar com eles no programa?

NÃO! Uma das regras do programa impede os Tubarões de baixar o valor que está a pedir. Eles só podem aumentar o valor da percentagem com que vão ficar na empresa. Por isso, se pedir por exemplo 300 mil euros por 25% da empresa e se os Tubarões acharem que ela só vale 250 mil, não vai conseguir fechar negócio nem que lhes dê a totalidade da empresa. Cuidado por isso com o valor que pede.
Peça valores mais baixos em troca de percentagens de capital mais baixas!

A minha candidatura pode ser chumbada por causa do valor que estou a pedir?

Sem dúvida. Se o valor pedido for exagerado, a possibilidade de os Sharks fecharem negócio consigo é nula pelo que preferimos dar a oportunidade a candidatos menos exagerados.

Como posso avaliar a minha ideia?

As ideias, ainda que inovadoras têm um valor baixo para os Tubarões. De facto, uma ideia não é um negócio, não existe e o seu sucesso não pode ser medido a não ser que consiga o capital para a experimentar. Pedir dezenas de milhar de euros por algo que não existe e não está patenteado pode impedi-lo de ser selecionado

Como posso avaliar uma patente?

Existem diferentes métodos para avaliar economicamente uma patente: baseados nos custos; em transações idênticas no mercado e em previsões de receitas. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens e a escolha do método mais adequado deve ser analisado caso a caso, em função do objetivo da avaliação.

Como avaliar um negócio existente?

A forma mais rápida e de utilização mais frequente passa por multiplicar o Ebitda da empresa por um valor entre 3 e 8 (dependendo do negócio) e deduzir a dívida bancária. O Ebitda é o resultado antes de Juros, Amortizações e IRC.

Qual é a idade mínima para participar no programa?

Não há. No entanto os menores deverão fazer-se acompanhar pelos pais durante as gravações do programa.

Há preferência em relação aos negócios apresentados?

O programa está mais vocacionado para empresas já existentes mas é possível apresentar produtos patenteados que ainda não tenham sido lançados no mercado. No caso de ter apenas uma ideia de negócio esta terá de ser completamente inovadora e, se possível, patenteável.

Somos vários sócios e a ficha só prevê um nome. Como fazer?

O formulário deve ir em nome de uma pessoa independentemente de poderem ir todos apresentar no programa. Escolham qual deve ser a pessoa de contacto.

Quando são as gravações do programa?

Março 2016.

Estou a tentar candidatar-me mas o site dá-me um erro de preenchimento. Que faço?

Pode ser uma incompatibilidade do computador, do dispositivo móvel ou do browser que está a usar.
Mas o mais provável é que não esteja colocar o link para o vídeo ou a carregar o pdf.

Posso-me candidatar por mail?

Não. As candidaturas ao programa têm obrigatoriamente que ser enviadas a partir do site.

Quando fecham as candidaturas?

As candidaturas não têm uma data limite. Têm uma quantidade limite: 900. A partir daí a Produção não garante que consiga validar mais candidaturas. Provavelmente chegaremos a esse número perto do final do ano.

Preenchi o PDF mas está vazio. Que se passou?

É importante seguir à risca as instruções do site. Faça primeiro o download do PDF e grave-o no seu computador. Preencha-o só depois disso. Volte a gravar e só então faça o Upload.

Preciso de ter uma empresa constituída?

Apesar de ser conveniente não é indispensável.

Posso apresentar várias candidaturas?

Sim. A seleção é feita por projeto e não por pessoa.

Concorri no ano passado e não fui selecionado. Posso voltar a concorrer?

Claro que sim. Deve no entanto melhorar a sua candidatura para ver se desta vez consegue passar as várias fases de seleção.